Curso intensivo de atuação
De 9 a 16 de Dezembro
Seg a Sex das 19h às 22h
Sáb das 15h as 18h
USINA DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL
Avenida Cristóvão Colombo 1081, sala 401
A PALAVRA
DO SILÊNCIO
Duração: 18h aula
Apenas 16 vagas
Sobre o curso
“A Palavra do Silêncio no Cinema” é uma oficina intensiva de atuação para cinema facilitada por Nelson Diniz e Guilherme Carravetta De Carli, onde serão experimentadas diferentes possibilidades de explorar o silêncio como uma importante ferramenta no trabalho de atuação. Os participantes serão incentivados a adquirir consciência corporal, através de exercícios que exploram a escuta atenta, a reação, as sutilezas e, principalmente, o jogo em cena.
Todos os encontros terão exercícios com câmera onde serão trabalhados diferentes exercícios sobre ação interna, amparados por recursos que despertam uma compreensão sobre as ações físicas e intenções do personagem em cena. Os participantes terão a oportunidade de assistir e debater os exercícios propostos em aula. Essa abordagem prática e reflexiva, oferece aos participantes uma oportunidade de aprimorar não apenas suas capacidades de atuação, mas também de aprofundar seu entendimento no processo criativo por trás das câmeras.
A oficina não requer experiência prévia e está aberta para todos interessados no fazer artístico audiovisual. É, também, um convite para atrizes e atores experientes que buscam exercitar suas habilidades através de uma outra perspectiva.
Conheça os ministrantes:
Nelson DIniz
NELSON DINIZ trabalha como ator há 40 anos, tendo participado de mais de trinta montagens teatrais entre elas: SHAKEXPERIENCE, com direção de Maria Helena Lopes; O PAGADOR DE PROMESSAS, que lhe rendeu o Prêmio Açorianos de melhor ator em 2000; TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA, MACBETH, A VIDA DELE, MOVIMENTOS SOBRE RODAS PARADAS, PALÁCIO DO FIM. Em 2009 recebeu prêmio Açorianos de melhor ator pelo espetáculo DENTROFORA. Atuou como diretor de teatro nas montagens: AQUELAS DUAS e O GORDO E O MAGRO VÃO PARA O CÉU, NINGUÉM ME DISSE QUE HAVERIA DIAS COMO ESTES.
No cinema atuou em mais de cinquenta filmes, entre longas e curtas: UM ESTRANGEIRO EM PORTO ALEGRE, SNAKE, A SOMBRA DO OUTRO, SKETCHES, FOGO, AMORES PASSAGEIROS, RUMMIKUB, TOLERÂNCIA, NETTO PERDE A SUA ALMA, SAL DE PRATA, EM TEU NOME, A OESTE DO FIM DO MUNDO, MERCADO DE NOTÍCIAS, DO AMOR: PEQUENAS COISAS, HORAS, YONLU, MORTO NÃO FALA, MUDANÇA, INDO, CASA VAZIA e outros tantos. De 1999 a 2009 foi vencedor de três prêmios como ator no Festival de Cinema de Gramado. Dirigiu os curtas-metragens À DOMICÍLIO, CARREIRA, VERANEIO e ADEREÇOS, assinando também o roteiro.
Na televisão destaca-se pelos trabalhos: LUNA CALIENTE, A CASA DAS SETE MULHERES, BRAVA GENTE BRASILEIRA, PARAÍSO TROPICAL, QUERIDOS AMIGOS, DECAMERÃO, FORÇA TAREFA, INSENSATO CORAÇÃO, MULHER DE FASES, DOCE DE MÃE, ANIMAL, FORA DE QUADRO, CAIXA PRETA, LIBERDADE-LIBERDADE, CHUTEIRA PRETA, VERONA entre outros e inúmeras participações em especiais da RBS TV.
É autor do livro CORES BANAIS publicado em 2003. E dos textos teatrais: O CAMINHO DAS COISAS, AQUELAS DUAS e MOVIMENTOS SOBRE RODAS PARADAS. Em 2024, recebeu o prêmio Leonardo Machado, no 52º Festival de Cinema de Gramado, em homenagem a sua contribuição ao desenvolvimento audiovisual do Estado.
Guilherme Carravetta
Profissional da indústria audiovisual há quase vinte anos, Guilherme é ator e diretor, e desempenha ainda diversas funções como montador, produtor, locutor e diretor de atores. Seu extenso conhecimento abrange tanto a formação artística em direção cinematográfica quanto a interpretação para teatro, cinema e televisão, adquiridas na Itália, no Brasil e em Portugal.
Mestre em Cinema e Televisão pela Universidade Nova de Lisboa, Guilherme é também professor de atuação, refletindo sua dedicação em compartilhar e trocar conhecimento. Sua participação frequente em festivais internacionais, tanto como ator quanto como diretor, resultou em diversos prêmios ao longo de sua carreira.
Seu mais recente curta-metragem, "Maria" (2022), teve sua première europeia na Cinemateca Espanhola, em Madrid, consolidando ainda mais sua posição no cenário cinematográfico internacional. Está em finalização do seu próximo curta-metragem, “A Sinaleira Amarela”, com lançamento previsto para 2025.
Avisos
Fique atento ao e-mail cadastrado na inscrição para o curso.